Governança + Self-service BI: o ponto de equilíbrio agrega valor ao negócio

Governança + Self-service BI: o ponto de equilíbrio agrega valor ao negócio

Recentemente comentei a respeito das vantagens e desvantagens do self-service BI e como muitas empresas continuam cometendo o mesmo erro do passado: utilizar ferramentas de Data Discovery não integradas ao ambiente corporativo e criar os famosos silos de informações. Também tenho reafirmado que um projeto bem sucedido de BI é aquele que seja capaz de trazer autonomia ao usuário, mas que conecte todas essas descobertas em âmbito corporativo. E tenho certeza que muitos podem ter questionado: Isso faz sentido na prática e impacta nos resultados nos negócios?

Como sempre gosto de usar casos reais, vou compartilhar um exemplo da Colombiana Suramericana Seguros, que lidera esse setor na América Latina e tem utilizado essa concepção de projeto para agregar valor ao seu cliente final, em tempo real. Com o apoio do BI, ela soluciona problemas complexos, incrementando o seu desempenho operacional e gerando maior eficiência para o seu negócio. Irregularidades podem ser detectadas diariamente em várias instâncias e com isso medidas corretivas são imediatamente tomadas. O uso diário da inteligência analítica culminou ainda em uma maior diferenciação da oferta e melhorias no atendimento ao cliente. Tudo isso reunindo em uma só solução: liberdade para o usuário, elevada capacidade analítica, aplicações móveis, escalabilidade, governança, segurança e integração.

Comento este caso porque a SURA, ao invés de implementar soluções pontuais e departamentais, escolheu adotar uma solução corporativa para atender todas as suas áreas de negócios: marketing, planejamento financeiros, marketing para canais, análises operacionais, serviços de assessoria e operações das filias. A tecnologia usada foi a MicroStrategy 10 que está totalmente apta para atender esses dois mundos – usuários individuais e aplicações corporativas com governança e facilidade de uso.

Cliente da MicroStrategy desde 2004, a SURA desenvolveu, com base em nossa plataforma analítica, soluções capazes de melhorar o desempenho e a produtividade das suas equipes de vendas e canais de distribuição, provendo uma visão unificada das atividades e de todo o negócio. Aplicações móveis estão disponíveis em tablets e smartphones, trazendo para a equipe de vendas agilidade e flexibilidade para tomar decisões de negócios. Tudo em tempo real, nas pontas dos dedos, permitindo que as decisões sejam tomadas ainda em campo. A SURA também agregou, ao integrar o BI com uma solução de mapeamento. Já para trabalhar de maneira preditiva, desenvolveu vários projetos que integram a plataforma com R e AsterData. O resultado: uma solução totalmente intuitiva, capaz de transformar conjuntos de dados históricos em decisões que agregam valor aos negócios.

E as percepções são muito positivas. Segundo o responsável pela arquitetura de BI da companhia - Fabricio Moreno Costello, o projeto encontrou o ponto de equilíbrio exato entre satisfazer as necessidades dos gerentes de negócios para explorar todos os seus dados de forma independente e, ainda, manter um ambiente de dados corporativo com governança e consistência. Para ele, embora seja difícil quantificar os benefícios das aplicações MicroStrategy, abraçar uma plataforma empresarial holística - que oferece aos usuários toda a informação que necessitam para tomar decisões oportunas - tem sido fundamental para o sucesso contínuo da operação. Está aí a prova de que um projeto ideal unindo esses dois mundos, é possível.

Caso queira conhecer outras aplicações, combinando governança com a liberdade do Data Discovery,  entre em contato conosco.

 

Diego Uchoa

Empreendedor na Concept BI | Data Engineer | BI | DW | Power BI Certified | MBA BI e Analytics | DBA

6y

Cynthia Bianco olá, excelente texto. Fiquei com uma dúvida sobre o que seria AsterData

Like
Reply
Thiago Mendonça

IT Manager | Meios de Pagamento | Cartões

6y

Veja isso Regis Zang

Like
Reply

To view or add a comment, sign in

Explore topics