ARQUIVO Diário

Este navio já salvou 1373 pessoas e o Expresso acaba de embarcar: viagem pelo trajeto migratório mais mortífero do mundo

Tripulação faz as últimas afinações antes de se deparar com a primeira operação de salvamento

O velho Ocean Viking está de volta ao mar Mediterrâneo: é a sua sexta missão de busca e salvamento de migrantes que, em frágeis embarcações, arriscam a vida na travessia para a Europa a partir da costa líbia. O Expresso acompanha a missão a par e passo e inicia esta segunda-feira um diário de bordo

13 janeiro 2020 14:24

Texto e fotos Cláudia Brandão, no Mediterrâneo Central

Na madrugada desta segunda-feira, o navio norueguês Ocean Viking chegou ao destino, cerca de 25 a 30 milhas náuticas da costa líbia, para iniciar a sua missão, o patrulhamento do trajeto migratório mais mortífero do mundo, a travessia do Mediterrâneo da Líbia para a Europa.

As equipas das organizações não governamentais (ONG) SOS Mediterranée e Médicos sem Fronteiras juntam-se, assim à organização espanhola Proactiva Open Arms, que já se encontrava na zona. A bordo do Ocean Viking, que zarpou no sábado da Sicília, em Itália, ouve-se um inglês com muitos sotaques diferentes, ou não transportasse o navio 32 pessoas das mais diversas nacionalidades, das Filipinas aos Estados Unidos, da África do Sul à Suécia.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler. Para aceder a todos os conteúdos exclusivos do site do Expresso também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso.

Caso ainda não seja assinante, veja aqui as opções e os preços. Assim terá acesso a todos os nossos artigos.