Ao Vivo na Redação

Operação Marquês: “Nenhuma nação decente é governada por bandalhos”, mas terão os partidos falhado “na seleção dos cargos políticos”?

13 abril 2021 15:40

Paula Santos

Paula Santos

Diretora-adjunta

Daniel Oliveira e Poiares Maduro, colunistas do Expresso e Cristina Figueiredo da SIC, debateram no "Ao vivo na Redação" do Expresso e da SIC as conclusões da leitura do acórdão do juiz Ivo Rosa. Falou-se na falta de "ética e cultura política" mas também do papel que o futuro político pode reservar para José Sócrates: "nenhum", diz Oliveira, enquanto Poiares Maduro não põe as mãos no fogo. "Já vi muitas pessoas declaradas mortas na política ressuscitarem", nota

13 abril 2021 15:40

Paula Santos

Paula Santos

Diretora-adjunta

Miguel Poiares Maduro considera que a importância de ter em conta a separação das águas ("à política o que é da política, à justiça o que é da justiça") não devia impedir que se façam discussões éticas sobre comportamentos políticos, mas admite que, no atual quadro político, o debate acabe por não acontecer. O ex-governante do PSD foi um dos intervenientes no debate desta terça-feira na redação do Expresso, sobre o resultado da decisão instrutória da Operação Marquês, que afastou (para já) o ex-primeiro-ministro José Sócrates das acusações de corrupção.

Daniel Oliveira entende que a razão pela qual a democracia está em crise não se prende com a existência de mais ou menos casos de corrupção, mas porque vivemos um momento histórico em que "as pessoas sabem que o seu futuro vai ser pior do que o seu passado". Para o colunista do Expresso, faz sentido discutir a cultura e a ética política mas sem perder de vista que a democracia deu um salto em Portugal, a partir do momento em que há "um primeiro-ministro a ser julgado".

A personalização e o formalismo excessivo dos megaprocessos judiciais recolhe críticas dos dois convidados que fizeram, com a editora de Política da SIC, Cristina Figueiredo, mais uma leitura da decisão instrutória da Operação Marquês. A democracia ficou a ganhar ou a perder? A pergunta abre o debate (pode assistir na íntegra mais acima), moderado pela jornalista Paula Santos a partir da redação do Expresso e da SIC.