Política

Suzana Garcia ainda sem o 'sim' de Rui Rio na corrida à Amadora. A polémica ex-comentadora televisiva não é consensual

Suzana Garcia ainda sem o 'sim' de Rui Rio na corrida à Amadora. A polémica ex-comentadora televisiva não é consensual
FERNANDO VELUDO/LUSA

Nome da advogada anunciado pelas estruturas locais do PSD está a gerar resistência na Comissão Política Nacional do PSD. Posições polémicas e próximas do Chega, como a defesa da castração química para crimes sexuais, poderão travar a homologação da candidatura da ex-comentadora da TVI

Suzana Garcia ainda sem o 'sim' de Rui Rio na corrida à Amadora. A polémica ex-comentadora televisiva não é consensual

Isabel Paulo

Jornalista

O PSD ainda não deu luz verde à ida a votos de Suzana Garcia à Câmara da Amadora, candidatura aprovada pela estruturas partidárias locais. Ao Expresso, José Silvano, coordenador nacional do processo autárquico do partido, confirma que o nome da ex-apresentadora televisiva da TVI validado pela concelhia do PSD da Amadora, mas a sua eventual candidatura “ainda está a ser avaliada”.

O secretário-geral do PSD refere ao Expresso que as concelhias regionais têm até esta quarta-feira, dia 31 de março, de aprovar localmente o nome dos candidatos autárquicos e enviar as propostas à São Caetana à Lapa. “Só no final desta semana a Comissão Política do PSD irá analisar as proposituras de candidatos, cujos nomes só serão divulgados após homologação nacional”, salienta José Silvano, que recusa até lá confirmar se Suzana Garcia será ou não candidata a uma das maiores autarquias do país.

Segundo a SIC, o PSD já terá um plano B para o caso de a ex-comentadora da TVI não ter luz verde da São Caetano à Lapa para ir a votos. O impasse é justificado por alegado desconhecimento por parte do inner circle de Rui Rio das polémicas posições da candidata a candidata autárquica. Entre as declarações controversas de Suzana Garcia conta-se a sua defesa da castração química para crimes de natureza sexual contra menores, convicção próxima da de André Ventura.

Segundo a advogada de formação, o Chega já a terá sondado “múltiplas vezes” para ser candidata, mas todas as alegadas propostas terão sido por si declinadas. No da TVI 'Você na TV!', Suzana Garcia terá feito comentários preconceituosos contra o ativista Mamadou Ba, ao referir “não ter paciência para parasitas da sociedade”. Para a candidata-eleita das bases do PSD da Amadora, o dirigente do SOS Racismo não tem “utilidade social para Portugal”.

Suzana Garcia foi ainda comentadora do programa 'Crónica Criminal', tendo abandonado a estação de Queluz de Baixo agastada com Cristina Ferreira, “um tipo de pessoa com quem não lida”, segundo afirmou em entrevista à Nova Gente.

Tem dúvidas, sugestões ou críticas? Envie-me um e-mail: IPaulo@expresso.impresa.pt

Comentários

Subscreva e junte-se ao novo fórum de comentários

Já é Subscritor?
Comprou o Expresso?Insira o código presente na Revista E para se juntar ao debate
+ Vistas