Elas... por todas!

Elas... por todas!

As Mulheres na (e da) MEGA HITS.

MEGA HITS
05/03/2021
PUB

Todos os dias, somos inspirados por Mulheres. Por mães, filhas, avós, namoradas, esposas, professoras, colegas, amigas.

Mas também por outras Mulheres da arte e da música, que nos iluminam através dos seus feitos, das suas palavras, vozes e melodias.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a MEGA HITS vai homenagear todas e cada uma delas.

Entre as 7h da manhã e as 11h da noite, vamos dar destaque a artistas cujo trabalho nos inspira diariamente. Não só com música mas também com histórias.

BILLIE EILISH, DUA LIPA, ARIANA GRANDE, ANITTA, GIULIA BE, BLAYA, LADY GAGA, BEYONCÉ, ROSALÍA, CAROLINA DESLANDES, NENNY, TAYLOR SWIFT, SHAKIRA, NICKI MINAJ, BÁRBARA TINOCO, LITTLE MIX, ALICIA KEYS, APRIL IVY, TERESA OLIVEIRA (a cantar JORJA SMITH), são alguns dos nomes que vão brilhar (ainda mais) na MEGA neste dia especial.

Para fechar com chave de ouro, não percas um HOT N' SLOW Especial Dia da Mulher, só com vozes femininas. Das 11 à meia noite.

E porque a força vem sempre de dentro, queremos também dar-te a conhecer as Mulheres que fazem a MEGA HITS todos os dias.
Isto é o que elas têm para dizer. Por todas!


TERESA OLIVEIRA

Andamos todas nesta descoberta daquilo que é ser-se mulher e como diz a minha avó, nem com oitenta anos saberemos. O que sabemos é que temos passado os anos a conquistar um lugar mais espaçoso que espaço nenhum, ajudadas pela História e pelo tempo.
Agora há dias, com as eleições presidenciais, li que a primeira mulher a votar foi a cirurgiã Carolina Beatriz Ângelo em 1911 e só votou porque “desafiou” a lei que dizia que só podiam votar “cidadãos portugueses com mais de 21 anos (...) que soubessem ler e escrever (...) chefes de família”. Perfeito para uma mulher viúva que preenchia os requisitos todos menos o principal, ser-se homem, e assim conseguiu nesse ano, mesmo que a lei tenha mudado a seguir.
Hoje, em 2021 e pela primeira vez, temos uma vice-presidente nos Estados Unidos, somos poemas de mensagens que levam anos a esquecer, somos independentes e carregamos futuro na barriga de todas nós. Nada na vida do ser humano será mais puro que carregar amor na barriga, por isso para mim ser Mulher é ser mais alto, mesmo que isso signifique olhar para baixo. Feliz Dia da Mulher.

MARIA CORREIA

Este dia é importante. Não o celebro muito mas gosto quando reparam que existe. Podem dar-me flores e eu fico contente: desde que tenham consciência que não sou frágil como uma. Até posso ser (que não sou) mas não por ser mulher. Espero que este dia exista até haver igualdade e mesmo depois. Por todos os que fizeram desta igualdade possível. A minha futura filha Maria do Mar vai agradecer. E a vossa também. E mesmo nós. Feliz da Mulher.

INÊS NOGUEIRA

O Dia da Mulher tem um significado muito superior do que aquele que lhe é dado. É muito mais do que comprar flores e presentes, é respeitar. O Dia da Mulher deve ser celebrado todos os dias porque o respeito e a igualdade não são lutas para um dia, mas sim para todos os dias, semanas, meses e anos.

ANA PINHEIRO

Nos últimos 6 anos morreram em Portugal mais de 100 mulheres vítimas de violência doméstica.
Na Arábia Saudita as mulheres só tiveram direito ao voto e a candidatar-se a cargos públicos em 2015.
Em Portugal as mulheres recebem, em média, menos 16,7% que os homens.
Dos 76 administradores executivos das maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa (PSI20) apenas 8 são mulheres.
Na União Europeia, segundo dados de 2019, as mulheres com mais de 65 anos recebem, em média, uma reforma 29% inferior à dos homens.
Todos os anos letivos centenas de estudantes mulheres confessam não seguir carreiras profissionais como engenharias condicionadas pelos estereótipos de género.
E isto são apenas alguns dados retirados numa pesquisa rápida pela internet. Ainda te perguntas qual é a importância do Dia Internacional da Mulher?
Somos biologicamente diferentes e isso é maravilhoso. A diversidade é bonita, quando é normalizada e não valorizada. Não queremos ser iguais, queremos ter direitos iguais. Como disse Hillary Clinton "os direitos humanos são os direitos das mulheres e os direitos das mulheres são direitos humanos". Enquanto isto não for verdade em todos os cantinhos do mundo e em todas as casas, este dia continua a fazer sentido ser celebrado, por mulheres e por homens.

CATARINA PALMA

O Dia da Mulher não é sobre a mulher em si. É sobre as mulheres que deram o corpo e a alma à igualdade de direitos, é sobre mulheres que não concordaram com as condições de trabalho e que não aceitavam não poder decidir quem é que mandava no seu país. É sobre mulheres e homens que conseguiram virar a página do mundo e torná-lo um bocadinho mais justo. É sobre história e, por isso mesmo, o Dia da Mulher tem e deve continuar a ser assinalado, porque apagar a história é meio caminho andado para se voltar a repetir.