Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Zelensky diz que Portugal é um dos países disponíveis para enviar tanques à Ucrânia

19 jan, 2023 - 20:33 • Redação

O chefe de Estado ucraniano refere que Portugal é um dos países "motivados" para ajudar, mas falta "o consentimento dos países que têm direito a emitir as licenças correspondentes".

A+ / A-

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky anunciou esta quinta-feira que "um número suficiente de países" estão disponíveis para enviar tanques à Ucrânia, para o combate contra forças russas, incluindo Portugal.

"A Polónia está preparada e, para ser honesto, a Finlândia, Portugal, Espanha e um número suficiente de países estão prontos", indicou, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

O chefe de Estado ucraniano refere que Portugal é um dos países "motivados", mas falta "o consentimento dos países que têm direito a emitir as licenças correspondentes".

Em causa pode estar os tanques Leopard 2 e a hesitação da Alemanha em fornecer os mesmos.

Zelensky aponta que os tanques são importantes para o sucesso das forças ucranianas no terreno e lamentou que, "infelizmente", a sua aquisição não dependa "do desejo da Ucrânia".

"Precisamos de armas adequadas", reiterou.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    22 jan, 2023 Lisboa 22:05
    Não sei quem aconselha Zelensky, mas em vez de se preocupar com um envio praticamente simbólico de tanques - nunca terá os 300 Leopard-2 que pede, e os russos já mandaram essa quantidade de T-90 para a Frente - devia preocupar-se com o treino das tropas ucranianas para operarem o material previsto receber, e sobretudo com a Defesa anti-aérea: nos últimos ataques, os russos conseguiram empastelar de tal maneira os radares e detetores de aviso aéreo que os ucranianos só deram pelos misseis russos já com eles em cima e demasiado perto para uma interseção. Isto é que tem de ser corrigido quanto antes. E claro, munições, muitas munições. armas até já têm mas a diferença está em que os russos bombardeiam em 2 dias, aquilo que os ucranianos bombardeiam num mes. É daí que vem as vantagens russas. Pense nisso e deixe-se de Leopards que a irem, pelo reduzido numero pouca diferença farão na Frente
  • Joaquim Correto
    20 jan, 2023 Paços 09:22
    Os nossos soldados não têm munições para treinar e Portugal arma-se em cagalhão e quer mandar municiar a guerra com tanques? É mesmo andar aqui por ver os outros andar!

Destaques V+