Skip to content

Crianças e adolescentes do programa “Trilhando Caminhos” se apresentaram no último dia 29 de junho, no Cabana Clube, em Barcarena. O evento reuniu 424 participantes, com idade entre 6 e 17 anos e contou com apresentações de ballet, teatro e capoeira dos núcleos do programa: Renascer com Cristo, Vila do Conde, São Francisco, Caripi e Cabana Clube, formados por comunidades de Barcarena.

Se apresentar para o público que compareceu o clube com o espetáculo “Saltimbancos” foi a realização de um sonho para Rayane Gabrielly Souza, de 9 anos, da turma de ballet. "Fiquei muito nervosa, mas entreguei na mão de Deus para ele me ajudar", diz. Para chegar ao grande momento, foram dois meses de ensaios para as bailarinas do projeto. "Em casa, coloco os vídeos do Youtube na TV e fico ensaiando", conta Gabrielly sobre a dedicação à dança.

O menino Marcos Vinicius Aires, de 12 anos, deu vida ao Macaco Tião na montagem da peça de teatro "A Comunidade Arco-íris". Encenar diante de um público tão grande não assustou o garoto, que atribui a diminuição da timidez às aulas de teatro do Trilhando Caminhos. "Foi uma alegria muito grande me apresentar para todas estas pessoas", comemora.

As apresentações foram acompanhadas de perto pelo vice-presidente executivo de Bauxita & Alumina da Hydro, John Thuestad. “Para mim, é fantástico estar aqui hoje. É um exemplo do que estamos fazendo na Hydro. É nossa tradição estar perto das comunidades, trabalhar com as pessoas, ter uma boa interação e tentar desenvolver uma boa cultura. Gosto de ver o envolvimento real das crianças. Esportes, cultura e educação fazem parte das nossas ações para sermos um bom vizinho para essas comunidades", afirmou o executivo.

John Thuestad, vice-presidente executivo de Bauxita & Alumina, prestigiou as apresentações
John Thuestad, vice-presidente executivo de Bauxita & Alumina, prestigiou as apresentações

O Trilhando Caminhos é uma iniciativa da Alunorte, refinaria de alumina da Hydro, que contribui para o fortalecimento da rede de assistência social de Barcarena, por meio da oferta de atividades gratuitas de esporte e cultura para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, em espaços comunitários e públicos do município. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Barcarena (SEMAS) e executado pelo Instituto Trilhar, o projeto inclui ainda Escolas de Futebol nas comunidades Murucupi, Burajuba, Águas Verdes, Vila Nova, Bom Futuro, Fazendinha, São Francisco e Cabana Clube.

Para o mês de julho, o Trilhando Caminhos irá organizar um festival de futebol de areia entre os times dos núcleos do projeto.

Recomendado para si