celebracoes-dos-525-anos-da-scmb-iniciam-com-momento-cultural

Celebrações dos 525 anos da SCMB iniciam com momento cultural

Conferência “Dona Leonor, Rainha Pioneira” decorreu esta terça-feira

A conferência “Dona Leonor, Rainha Pioneira” marcou, esta terça-feira, o arranque do programa comemorativo dos 525 anos da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos. 

O provedor da instituição, Nuno Reis, destacou a pertinência de conhecer melhor D. Leonor de Lencastre, figura relevante da nossa História, em particular das Misericórdias, pelo auxílio aos mais necessitados e desprotegidos e pelo apoio às artes e cultura: “Arrisco-me a dizer que é a mãe das Misericórdias, pelo seu papel precursor aquando da fundação do Hospital Termal das Caldas da Rainha e, depois, com a criação da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, em 1498. Também a Misericórdia de Barcelos, criada em 1499, foi inspirada por esta criação da Rainha Dona Leonor, em 1498. Nada melhor do que iniciar este ano de aniversário do que conhecer um pouco mais daquilo que foi a vida devotada desta nossa rainha”. 

Na tarde desta terça-feira, num auditório lotado, o professor barcelense José Campinho apresentou D. Leonor, recorrendo a uma projeção audiovisual estruturada em duas partes: uma voltada para o “Renascimento, o espaço e o tempo de D. Leonor de Lencastre”, outra relevando “a vida e obra de D. Leonor, a sua ação assistencial, devocional e mecenática”. Pelo caminho, explicou José Campinho, “não será difícil constatar e concluir da sua vida espiritual, do seu Franciscanismo, da sua atenção aos outros, tendo em vista a sua preocupação com a salvação da alma, por um lado, e com a imortalidade do seu nome, entre os homens, por outro”. 

A sessão contou ainda com um momento musical pelo grupo Sons de Coimbra. 

Conferência_ Dona Leonor, Rainha Pioneira_ 23-01-2024_ 01

 

Ao longo do ano, em diferentes momentos, a Santa Casa de Barcelos irá celebrar e assinalar não só a importância de ser e de fazer Misericórdia, mas também “consolidar projetos que estão em andamento, como a alteração e expansão do Centro Social de Silveiros, e lançar outros novos a que a seu tempo daremos destaque”. 


SCM Barcelos, 23-01-2024

Notícias